Concluida II Formação de Comunicadores da Rádio Comunitária Altaneira FM


Foi dado início no dia 22 de fevereiro de 2014, pela entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM, a Associação Beneficente de Altaneira (ABA), a II Formação de Comunicadores deste e para este meio de comunicação.

Painel montado por este blogueiro com fotos de alguns dos
encontros. 
Os encontros foram realizados ora aos sábados, ora aos domingos e tiveram como palco das discussões a Escola de Ensino Médio Santa Tereza, o auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira – SINSEMA e o prédio que sedia as três entidades - Associação Raízes Culturais de Altaneira (ARCA), Fundação ARCA e a ABA – e tiveram como ministrantes o blogueiro e jurista Raimundo Soares Filho e o advogado João Paulo Batista que falaram “Técnicas e Tecnologias em Comunicação” e “Introdução às Técnicas de Comunicação e Expressão (Oratória, Discurso e Dicção)", respectivamente.

Para além desses módulos os comunicadores e aqueles que desejam fazer parte da grade programativa da rádio, tomaram contado ainda com seis outros módulos tendo como mediadores os membros da direção desta emissora. Temas como “História da Comunicação”, “Fundamentos da Comunicação”, “Elementos da Linguagem Musical”, “Técnicas de Produção e Edição de Roteiros para Programas de Rádio” e “Técnicas Básicas de Equalização e Manuseio de Aparelhagem de Som”. Os dois primeiros foram abordados por este signatário e os demais por Givanildo Gonçalves, Cláudio Gonçalves e Gutemberg Estevão.

Neste domingo, 03 de maio, os formandos tiveram contato ainda com o último módulo intitulado “Comunicação e Transformação Social” tendo este blogueiro como mediador da conversa. No momento foi apresentado a rádio como um poderoso instrumento de participação e mobilização popular na busca incessante por melhores condições de vida, devendo, portanto, caminhar no sentido de informar para formar opinião e sem as amarras do elitismo desenfreado, marca dos principais meios de comunicação tradicionais.

No próximo domingo, 10/05, haverá um novo encontro com a finalidade de instruir tecnicamente os veteranos e os novos comunicadores, além de discutir a nova programação da Rádio Comunitária Altaneira FM e entregar os certificados.

É digno de registro que esta formação é requisito básico para permanência no quadro e, claro, para fazer parte da rádio enquanto locutor/comunicador, tendo todos que ter ao final 75% (setenta e cinco) por cento de presença e média 07 (sete) na avaliação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!