Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: Janete Rocha Pietá


Nascida no estado do Rio de Janeiro aos 03 de novembro de 1946, Janete Rocha Pietá graduou-se em História pela Faculdade de Filosofia Ciências Santa Úrsula aos 25 anos de idade. Ainda nesse estado exerceu o ofício de docente até mudar de ares e fixar residência em Belo Horizonte em 1972.

Pietá foi a primeira mulher a se formar pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI em 1977 e dezesseis anos depois licenciou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Guarulhos. 

Suas conquistas não ficaram restritas apenas ao campo educacional. Ela ganhou notoriedade ainda no setor político – partidário. Aqui, ela ostenta o título de primeira parlamentar afrodescendente eleita pelo Partido dos Trabalhadores paulista para a Câmara dos Deputados. Segundo informações colhidas junto ao Portal Palmares, é costumeiro afirmar que sua militância teve início aos cinco anos de idade, quando a família organizava reuniões para discutir problemas dos bairros em Nova Iguaçu (RJ), onde residiam, e ela acompanhava tudo bastante atenta.

É digno de registro ainda que tão logo Pietá coordenou a área social na prefeitura de Guarulhos,  foi eleita para o primeiro mandato de deputada federal em 2006 e teve participação fundamental na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. Foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e integrou as comissões de Legislação Participativa e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!