Prefeito de Altaneira propõe resgate do Arraiá do Furdunço


O grupo de quadrilha Arraiá do Furdunço está sem participar de festivais juninos local e regional, estadual e nacional desde o dia 14 de março de 2014.

A quadrilha conquistou o ápice entre os anos de 2009 e 2010. Em 2009, por exemplo, os furdunceiros conquistaram o título de melhor do Estado do Ceará e a segunda do Brasil durante o Festival Estadual na capital cearense, no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar.

Porém uma série de fatores levou a desintegração desta agremiação junina. Durante o período referido, o grupo recebia incentivo financeiro no valor de R$ 70,00, além de transporte, alimentação e hospedagem ofertados pelo governo municipal. Porém, tais recursos deixaram de existir em 2011, permitindo que seus integrantes buscassem formas de permanecerem na atividade. Ainda em 2010 foi criada a Associação Cultural Grupo Furdunço de Altaneira - ACGFA, onde objetivava a se manutenção através de patrocínios e projetos, além de buscar melhorias para os jovens. 

Delvamberto propõe a jovens da quadrilha do Arraiá do 18tão resgatar o grupo Arraia do Furdunço.
Quadro montado a partir de fotos de João Alves.
No entanto a falta de incentivo financeiro não foi a única causa do desgaste do furdunço e sua posterior extinção. Segundo entrevista de uma das integrantes do grupo entre 2012 e 2013, Paloma Caldas, para o informativo Notícias em Destaque, da Rádio Comunitária Altaneira FM, no último dia 19 de maio deste ano, a falta de organização foi a causa da atual situação do Furdunço. Segundo ela, a administração atual apoiou o grupo, deu um suporte para o mesmo andar com as próprias pernas, mas não teve uma boa coordenação.

Durante o XV Festival Junino de Altaneira realizado entre os dias 19 e 20 no Ginásio Poliesportivo, o prefeito Delvamberto Soares (Pros) tão logo terminou a apresentação da quadrilha do “Arriá do 18tão”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Dezembro, afirmou “quebrando o protocolo quero parabenizar este grupo. E proponho um desafio a vocês de que com estes jovens resgatar o Arraiá do Furdunço”. O gestor ainda disse “se vocês aceitarem esse desafio terão total apoio da administração municipal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!