Baixe 30 obras de Michel Foucault


Há trinta anos, morria filósofo-ativista que recusou papel de líder, mas estimulou a transgredir “verdades” fabricadas e eternizadas pelo poder”, escreve Bruno Lorenzatto no site “Outras Palavras” como parte integrante de sua dissertação de Mestrado intitulada “A Filosofia anti-humanista de Michel Foucault: Questões Sobre História e Liberdade” apresentada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em maio de 2012.

Lorenzatto inicia o texto citando uma das mais célebres frases de Foucault que incita a destruição de paradigmas ao ser um provocador de discursos contrários ao que se julga verdadeiros. “Mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam, que elas tomam por verdadeiro, por evidentes, certos temas fabricados em um momento particular da história, e que essa pretensa evidência pode ser criticada e destruída.” Foulcalt, filósofo da modernidade contribui para uma nova forma de pensar nas mais variadas facetas da sociedade, corroborando para movimentos de contestação sócio-política.

Mas, até onde se pode pensar diferentemente? Para compreender essas e outras inquietações propagadas por ele, você pode fazer um passeio por cerca de 30 (trinta) obras deste filósofo, da “Arqueologia do Saber” a “La Naturaleza Humana” disponibilizadas em PDF no site do Ayrton Becalle.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!