Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: Luiza Bairros


Luiza Helena de Bairros, ou simplesmente Luiza Bairros como passou a figurar no cenário nacional, nasceu na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. Aqui, graduou-se em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal Gaúcha. Na Universidade Federal da Bahia fez mestrado em Ciências Sociais e concluiu seu doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan.

Luiza Bairros foi Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, cargo que ocupou desde início do primeiro mandato da presidenta Dilma, em 2011, sendo substituída no dia 02 de janeiro do ano em curso pedagoga Nilma Lino Gomes.

A ex- ministra é militante histórica do movimento negro brasileiro e participou de projetos do PNUD de combate ao racismo. Porém, sua história de luta contrária a discriminação racial tem início ainda no final da década setenta do século XX, tão logo ela conheceu  o Movimento Negro Unificado da Bahia. Desta feita, ela participou de forma ativa das principais iniciativas do movimento em todo Brasil, sendo eleita, em 1991, como primeira Coordenadora Nacional do MNU, onde permaneceu até 1994.

Em seus escritos aparecem temas ligados ao sexismo, ao racismo, assim como também acerca do negro no mercado de trabalho e enfrentamento ao racismo institucional, sendo estes publicados em livros de coletânea e periódicos das Nações Unidas no Brasil e em revistas como Afro-Ásia, Análise & Dados, Caderno CRH, Estudos Feministas, Humanidades, e Força de Trabalho e Emprego.

Luiza Bairros teve atuação também na consultoria do Sistema Nações Unidas no Brasil no processo da III Conferência Mundial contra o Racismo e em projetos de interesse da população afrobrasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!