Professor Alex Ratts, da UFG, confirma participação na 6ª edição do Artefatos da Cultura Negra no Cariri



A população afrodescendente no Brasil desencadeou inúmeras iniciativas para superar a exclusão e as práticas racistas, dentro e fora do sistema educacional, que atravessaram o século XX. Como parte desse processo político de luta por educação de qualidade e antirracista é que nos anos de 2003 e 2004 o movimento negro brasileiro recoloca em pauta o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no país, tornando obrigatório no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino de acordo com a Lei 10.639/2003 e nos termos de suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/CP 03/2004 e Resolução CNE/CP 01/2004).

A Lei nº. 10.639/03 alterou a LDB nº. 9.394/96 nos seus artigos 79A e 79B que até então não propunha em seu corpo legal a obrigatoriedade da discussão das questões voltadas à temática. Diante desse contexto e movidos pelo desejo de se promover uma educação de combate ao racismo é que nasceu, no ano de 2009, a proposta do Artefatos da Cultura Negra no Ceará, o qual se encontra na sua VI edição.

Este ano o Seminário VI Artefatos da Cultura Negra no Ceará intitulado “Educação Afropensada: Repensar o Currículo e Construir Alternativas de Combate ao Racismo”ocorrerá entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro do ano em curso e tem como proposta fundamental rediscutir as principais contribuições dos africanos nos contextos políticos, econômicos, sociais e culturais para o Brasil.

Segundo Cícera Nunes, uma das organizadoras do artefato, alguns nomes já confirmaram presença, a saber, as professoras Joselina da Silva, da UFRRJ e, Jurema Werneck – ONG Crioula/RJ arguirão sobre “Políticas Públicas: Um olhar de Gênero e Raça”. “O Panafricanismo e as Repercussões na América do Sul”, será discutido pelos docentes Henrique Cunha Júnior, da UFC, Carlos Moore e Elisa Larkin Nasciment, do IPEAFRO/RJ.  A “Literatura Infantil com a Temática Africana e Afrodescendente” ficará a cargo dos professores Kiusam de Oliveira, da Secretaria de Educação de Diadema/SP e Heloísa Pires Lima, da UNIP/SP. Cecília Calaça (FLATED) discutirá a respeito da “Arte Africana e Afrodescendente” e “Tradição Oral, Afrodescendência e Educação” será mencionado por Sandra Haydée Petit (UFC). Já Eduardo David de Oliveira (UFBA) argumentará sobre “Religiosidade, Cosmovisão Africana e Educação”, enquanto que Kym Morrison (Universidade de Massachusetts) frisará em sua fala acerca da “Raça na Literatura Historiográfica do pós-abolição no Brasil e nos EUA: Pontos Comparativos”. Já Lilian Cavalcante, da Casa de Cultura Britânica - UFC e, Eduardo Oliveira, da UFBA ministrarão palestras acerca dos temas "Uma Proposta Pedagógica para o Ensino da Literatura Afrodescendentes: A Literatura Servindo de Aporte às Diversidades Identitárias e Culturais" e "Estética da Libertação, Religiosidade de Matriz e Educação Brasileira", respectivamente. 

Professor Alex Ratts, da UFG.
Quem também acaba de confirmar a participação nesta 6ª edição é o professor Alex Ratts, da Universidade Federal de Goiás – UFG. Ratts é doutor em antropologia pela Universidade de São Paulo – USP e no ensejo ministrará palestra sobre a temática “Existir e Movimentar-se com a Palavra: a Geopoética de Beatriz Nascimento”.

Em entrevista ao Informações em Foco, Ratts afirma que durante sua estada no cariri irar lançar o livro com poemas e ensaios de Beatriz Nascimento que organizou com a filha dela. irei tratar também da poética de BN, do seu trabalho com a palavra. Além disso, é sempre importante estar com estudiosxs e ativistas do Cariri”, completou.

O VI Artefatos da Cultura Negra no Ceará resulta de uma parceria do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade do Tennesse, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Regional do Cariri e Universidade Cândido Mendes. O evento será realizado na Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Regional do Cariri.

Na oportunidade, além das palestras haverá mini-cursos, visitas pedagógicas, oficinas, mesas redondas e lançamentos de livros. As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas desde o dia 08 de junho. Em breve deverá ser divulgada a programação completa, inclusive com os horários e os locais dos encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!