Em constante renovação Jornal O Povo faz 88 anos


Do O Povo

Era um sábado. Fortaleza ainda guardava a vontade de ser Paris. No Centro, a Praça do Ferreira reunia os intelectuais e as ruas se dividiam entre o asfalto, o areal e a disputa política dos “coronéis”. A Capital era diferente naquele 7 de janeiro de 1928, se comparada aos tempos de agora. E foi exatamente nesse dia que ela foi apresentada a O POVO, em suas 16 páginas iniciais com a meta de fazer ecoar as vozes “que lhe falem ao sentimento”, como se descreve no primeiro editorial.

Desse tempo até hoje, vão-se 88 anos de histórias, notícias e assuntos das gentes de perto e de longe. Histórias contadas pelas páginas do jornal mais longevo do Ceará, que se renova e se adapta ao novo jeito de se fazer jornalismo. Se naquele tempo o único meio de se informar era pelas páginas do jornal, hoje os leitores se veem rodeados de informação em muitas mídias: rádio, TV, Internet… Em todas elas, O POVO se expandiu, arrumou um jeito de comunicar. Reinventou-se. E agora exercita um jornalismo baseado na convergência, que percebe nas multiplataformas disponíveis formas diferentes de se contar uma boa história.

Hoje, o fluxo da informação passa por um processo que se inicia, geralmente, no online e no rádio, passa para o impresso e possibilita ramificar-se para outros suportes como a TV, um produto audiovisual e até mesmo um aplicativo”, esmiúça Ana Naddaf, diretora-executiva de Redação do O POVO.

Curadoria de informação

Entre as mudanças encabeçadas pelo jornal, estão as experiências baseadas nos hábitos de leitura e na curadoria de informação, que culminaram no lançamento do O POVO.dom em maio do ano passado. A edição de domingo passou a investir, ainda mais, em reportagens aprofundadas, multiplicidades de opiniões e informação. Também em 2015 houve a integração da TV O POVO à Redação do jornal, o que garante ainda mais convergência ao grupo, integrando hoje portal, rádio, TV e jornal no mesmo espaço físico.



 “Fazer jornalismo hoje é um desafio. Um desafio que não é só nosso. Não pensamos mais na edição do dia seguinte, mas na informação a ser publicada no próximo minuto”, reconhece Ana Naddaf. E isso envolve também planejamento. Este jornal que você tem nas mãos começou a ser pensado segunda-feira e foi se adaptando até o último minuto. Isso porque as informações seguem um fluxo multifacetado nos mais diversos canais de dizer.

Desde de 2013 que o Informações em Foco figura entre os parceiros do Jornal O Povo. Clique aqui e conheça os demais parceiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!