17 fevereiro 2016

Luto na educação de Altaneira. Morre, aos 100 anos Fausta Venâncio


A educação do município de Altaneira, na região do cariri, está de luto. A santanense Fausta Venâncio David, mas com raiz fincada na “terras altas”, veio a falecer na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, aos 100 anos.


Morre aos 100 anos Fausta Venâncio - primeira professora contratada de Altaneira.  Foto para o ensaio fotográfico de meio século do município de Altaneira por Heloisa Bitu.
O falecimento de “Dona Fausta” (como passou a ser conhecida e povoar o imaginário dos altaneirenses), primeira professora contratado neste município foi noticiada nas redes sociais por vários navegantes. A Secretaria Municipal de Educação, através do titular da pasta Dhony Nergino se solidarizou com os familiares daquela que foi professora da grande maioria dos munícipes. “Nossos Sentimentos estão com os Familiares de Dona Fausta Venâncio a Primeira Professora de Altaneira que nos deixou e agora dorme com o Pai. Que Deus nosso Pai conforte a família e a todos nós...”, escreveu.  A professora e Gerente do PAIC Micirlândia Soares mencionou a contribuição de Fausta Venâncio na área educacional. “Altaneira perde no dia de hoje uma mulher guerreira e grande professora. Sua contribuição para Educação será sempre lembrada, principalmente por ter sido a primeira professora...”, pontuou.

O prefeito Delvamberto Soares (PDT) que se encontra na capital do Estado mencionou “perdermos hoje uma das pessoas que mais fizeram pelo o nosso município, dificilmente encontramos uma família altaneirense que não tenha como referências os ensinamentos da professora Fausta Venancio”, ao passo que lamentou por não poder se fazer presente no velório e deixou uma mensagem de conforto aos familiares.

Em outubro de 2015 em virtude do seu centenário, recebeu homenagens de amigos, familiares e ex-alunos, sendo ainda durante os festejos da padroeira do município Santa Tereza D’Ávila,  montado um Stand com um pequeno histórico.

Mini-Biografia

Nasceu em 12 de outubro de 1915 em Santana do Cariri. foi a primeira professora contratada em Altaneira, tão loco fixou residência no pós emancipação política desta localidade em 1958. Saiu do tradicional ambiente de ensino-aprendizagem e chegou a montar em sua própria morada uma mini escola de apenas uma sala, tendo funcionada até os anos 90 do século passado.

Veja mais sobre:







0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!