Altaneira terá atuação de 6 Agentes de leitura


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou no último dia  26 de abril o Edital de Bolsas para Agentes de Leitura 2016, através do qual serão selecionados 232 novos agentes, que vão atuar em 34 municípios, de diferentes regiões do estado.

Segundo informações colhidas no portal da Secult, o edital está orçado em R$ 918.720,00, recursos advindos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e destinados a promover o incentivo à leitura, com os agentes indo de casa em casa, realizando atividades de integração social e fruição literária, em um programa que também faz parte do Ceará Pacífico, beneficiando famílias dos municípios contemplados.

Além da capital cearense (Fortaleza) que terá atuação de 22 (vinte e dois) agentes, Sobral e Juazeiro do Norte, ambos com 11 (onze), os municípios de Abaiara, Acopiara, Aiuaba, Antonina do Norte, Ararendá, Assaré, Cariré, Cariús, Croatá, Dep. Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granja, Ipaporanga, Itapiúna, Mauriti, Milhã, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Poranga, Porteiras, Quiterianópolis, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Uruoca e Viçosa do Ceará, também receberão os serviços de 6 (seis) agente de leitura cada um.

Estes serão selecionados através do edital e dedicarão 20 horas semanais ao projeto, recebendo bolsa de complementação de renda no valor de R$ 440,00, e atuarão nos bairros/comunidades onde vivem, atendendo diversas famílias com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura, incentivando a frequência na atividade.

A Secult informa que o acompanhamento das ações é feito por meio de relatórios mensais elaborados pelos agentes e enviados à Secult, de reuniões quinzenais com os agentes articuladores e de outras atividades promovidas pela Coordenação do projeto Agentes de Leitura.

Inscrições

Podem se inscrever para concorrer às vagas de Agentes de Leitura pessoas físicas, com Ensino Médio concluído em escola pública, na faixa etária de 18 a 29 anos, que possuam residência em um dos 34 Municípios contemplados no Edital. As inscrições são gratuitas, devendo ser apresentadas em envelope entregue na sede da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza-CE), ou enviadas por Correios.

O edital e os formulários para inscrição que seguem até o dia 17 deste mês estão disponíveis no site da Secretaria da Cultura do Estado e em suas páginas nas mídias sociais. Entre os critérios de seleção estão prova escrita (redação), prova oral (leitura em voz alta de texto literário escolhido por sorteio), entrevista (perguntas e respostas) e análise de currículo.

O município de Altaneira receberá a atuação de seis Agentes. Em 2014 foram disponibilizadas cinco vagas e eles atuaram  nas localidades do Distrito do São Romão, Sítios Serra do Valério e Taboquinha, além da sede.


Agentes de Leitura de Altaneira em 2014. Foto: Arquivo de Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!