País paralisa nesta quarta (15) contra as reformas da previdência e trabalhista


Movimentos sociais e centrais sindicais promovem, nesta quarta-feira 15, uma paralisação nacional em repúdio às reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo Michel Temer e em discussão no Congresso. A greve deve atingir ao menos 25 Estados e o Distrito Federal.

CartaCapital - De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), profissionais de diversas categorias devem interromper suas atividades, entre os quais professores, metalúrgicos, petroleiros e bancários.

No Ceará, as mobilizações devem estar presente na capital Fortaleza e no cariri, especificamente em Crato e Juazeiro do Norte.

Em São Paulo, os movimentos farão um grande ato a partir das 16h, com concentração no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. A CUT anunciou a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a participação do petista ainda não foi confirmada pela sua assessoria.

Considerado prioritário para o governo, o projeto que prevê mudanças drásticas na concessão de aposentadorias tem tramitado com rapidez no Congresso. “O que Temer quer fazer não é reformar a Previdência, é acabar com a aposentadoria”, diz Vagner Freitas, presidente nacional da CUT.

Sem transporte público

Ainda em São Paulo, os motoristas e cobradores de ônibus prometem parar entre a 0h e a 8h de quarta-feira. No fim da tarde de terça-feira 14, a Justiça concedeu uma liminar favorável à gestão do prefeito João Doria (PSDB) e determinou que ao menos 85% da frota de ônibus opere linhas que atendem escolas e hospitais e ao menos 70% da frota atenda às demais linhas.

Na decisão, a juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública prevê o pagamento de 5 milhões de reais de multa em caso de descumprimento da ordem.

Em assembleia realizada na noite desta terça 14, os metroviários decidiram suspender as atividades durante as 24 horas do dia, mesmo após o Tribunal Regional do Trabalho determinar a manutenção de um efetivo de 100% durante os horário de pico e de 70% no restante do dia. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se antecipou à decisão da categoria e entrou na Justiça contra uma eventual paralisação. A multa definida para o descumprimento da ordem judicial é de 100 mil reais.

A greve dos metroviários atinge as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 5-Lilás e 15-Prata. A linha 4-Amarela funcionará normalmente, informa a ViaQuatro, concessionária que administra o trecho.

Por conta das greves, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o rodízio de veículos nesta quarta-feira na capital paulista.


No Rio de Janeiro, motoristas e cobradores de ônibus também anunciaram uma paralisação de 24 horas, que afetará também o funcionamento do VLT e do BRT. Professores também devem aderir ao movimento. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Eduacação (Sepe) convocou, nesta terça-feira 14, os educadores das redes estadual e municipal para a paralisação de 24 horas.

O país deve parar nesta quarta-feira, 15. Foto: Reprodução facebook Metroviários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!