Perito profissional contesta perícia paga pela Folha para salvar Temer



O perito profissional George Sanguinetti contestou a perícia contratada pelo jornal Folha de S. Paulo que afirmou que o áudio da gravação da conversa entre Joesley Batista, dono da JBS, e Michel Temer teria sido editado, o que comprometeria a legalidade das acusações contra Temer.

Do247 - Sanguinetti, que atuou no caso PC Farias, é claro ao afirmar que "não há qualquer alteração no conteúdo de áudio do original gravado". "Sem sinais de montagem ou remanejo na gravação; existe conexão contextual", disse o legista em sua página no Facebook.

Sua conclusão, que usada na noite desse sábado em extensa reportagem do Jornal Nacional que trucidou os argumentos da Folha, agarrados por Michel Temer para permanecer no Poder: "a gravação constante na fita é original, de boa qualidade sonora, com ruídos em alguns trechos. É um todo homogêneo. Com a amplificação dos ruídos de fundo, pode-se verificar que o ambiente onde ocorreu a gravação é o mesmo, do início ao fim".

Leia na íntegra o que disse George Sanguinetti sobre gravação entre Joesley Batista e Michel Temer:

"Laudo pericial de autenticidade da fita gravada com diálogos entre o Presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista. Uma contribuição da Fonética Forense.

Com a divulgação e distribuição da fita gravada (pelo Supremo), foi-me enviada uma cópia, com um pedido de realização de uma Perícia de Autenticidade. Como não foi solicitado sigilo, mantenho o anonimato do requisitante e divulgo o resultado do meu trabalho e de equipe multidisciplinar.

De modo objetivo, declaro que não há qualquer alteração no conteúdo de áudio do original gravado. Sem sinais de montagem ou remanejo na gravação; existe conexão contextual.

Características do material examinado: trata-se de uma gravação de áudio, contendo como interlocutores o Presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista. Após a análise espectográfica, houve aferição de autenticidade da voz, de cada interlocutor, participante do diálogo e também da autenticidade de toda conversação gravada.


Conclusão do Laudo Pericial de Constatação de Autenticidade de Áudio: a gravação constante na fita é original, de boa qualidade sonora, com ruídos em alguns trechos. É um todo homogêneo. Com a amplificação dos ruídos de fundo, pode-se verificar que o ambiente onde ocorreu a gravação é o mesmo, do início ao fim."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!