Experiência de incentivo à leitura de professora e universitário de Nova Olinda é destaque no portal G1



 “Professora transforma a própria casa em biblioteca para os alunos, no interior do Ceará” foi com esse título que o portal G1 CE deu destaque ao projeto Biblioteca em Minha Casa (BEMC), da professora Ana Paula Ferreira e do universitário Matheus Santos, ambos residentes no Distrito Triunfo, Nova Olinda.

Abaixo integra da matéria

"Um exemplo de amor à educação que ultrapassa a sala de aula. Em Nova Olinda, município cearense da Região do Cariri, uma professora resolveu transformar a própria casa em biblioteca, onde recebe alunos e pais para estimular o amor pela leitura. Ana Paula Ferreira tem 31 anos de idade e já exerce a profissão de professora há 9 anos.

Em suas aulas, já se percebe que o ensino é aliado à diversão e ao sorriso, resultados de uma metodologia que cativa os alunos. "A Ana Paula é uma professora muito dedicada. O diferencial a metodologia dela é que é muito criativa, dinâmica e uma professora muito inovadora. Então é isso o que prende o gosto deles pela leitura, o incentivo", conta a diretora da escola, Janaína Rodrigues.

Incentivo à leitura

Quando a aula termina, contudo, a dedicação da professora continua. Há cinco anos ela mantém no espaço de casa, a poucos metros da escola, o projeto "Biblioteca em Minha Casa", onde recebe as crianças com satisfação e alegria.

A ideia de criar o ambiente foi do universitário Matheus Santos, que já foi aluno de Ana Paula e até hoje é voluntário. "Foi ela quem me introduziu nesse mundo da leitura e nós temos a necessidade de compartilhar isso com outras pessoas. Nós fomos atrás de doações e o projeto vem crescendo com a colaboração de várias pessoas. Hoje nós temos a satisfação de poder compartilhar a experiência com outros projetos do país, inclusive", conta Matheus.

Ele destaca ainda as diversas atividades das quais as crianças participam na biblioteca. "Já são mais de 400 exemplares e estamos crescendo e proporcionando, além do empréstimo de livros, momentos de conversa, rodas de leitura, contação de histórias, para que essa rede de leitores se estenda cada vez mais", diz o voluntário.

Para Ana Paula, um dos momentos mais especiais é quando reúne as crianças do lado de fora da casa, onde um outro ambiente foi montado embaixo da sombra de uma árvore para a contação de histórias. "É um momento prazeroso, é um momento em que não apenas incentivo as crianças, mas também as mães que estão presentes. Todos os dias elas estão aqui e estimulam muito as crianças a conhecerem os livros, vivendo os livros e se apaixonando por eles", comenta a professora". (com informações do G1 CE/ TV Verdes Mares Cariri).

Imagem capturada do vídeo produzido pela TV Verdes Mares Cariri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!