Depois de 8 anos, o Ceará retorna à Série A do Brasileirão


Pode comemorar, torcedor alvinegro! O Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro! Na história do clube, este é o terceiro acesso à Primeira Divisão. O mais recente está fresco na memória do torcedor. E o Vovô nem precisou entrar em campo para subir. Com o empate do Londrina com o América-MG e a derrota do Oeste para o ABC, o Alvinegro de Porangabuçu fica quatro pontos de quem está fora do G-4 e, faltando só uma rodada para o fim da Segundona, não pode mais ser alcançado.

Em 2009, o Vovô conquistou a vaga na elite do futebol nacional na penúltima rodada da competição. A primeira vez, alguns anos atrás, foi em 1992, quando subiram 12 times para a então Primeira Divisão. Abaixo, relembramos como foi cada um dos acessos.

Primeiro acesso. Em 1992, inicialmente, apenas dois times ascenderiam à Primeira Divisão. No entanto, antes do início do torneio, a CBF estabeleceu que 12 equipes se classificariam para a Série A da época. O nome da competição também foi modificado. Passou de "Divisão Intermediária" para "Divisão Classificatória".

O Vovô estava no Grupo 1 (eram quatro, no total), que contava com CSA, Fortaleza, Campinense, Central, Santa Cruz, Picos e ABC. Segundo o regulamento, classificariam-se os três primeiros para a fase seguinte. Estes já teriam vaga assegurada na Primeira Divisão de 1993. Ao término da competição, o Alvinegro de Porangabuçu terminou na 10ª posição e disputou, no ano seguinte, a Série A.

Segundo acesso. Em 2009, veio o segundo acesso. Este decerto está mais fresco na memória do torcedor alvinegro. O formato da competição era o mesmo do atual. Com 20 clubes, quatro galgavam lugar à Série A. O Vovô encerrou a competição em terceiro, com 68 pontos. O acesso, no entanto, foi confirmado uma rodada antes, quando o Ceará bateu a Ponte Preta por 2 a 1 no Moisés Lucarelli. Os gols foram marcados por Renan (contra) e pelo zagueiro Fabrício, que anotou o tento da classificação à Série A.

Terceiro acesso. Mais uma vez, o Vovô chegou à penúltima rodada dependendo apenas de si para conquistar a vaga na Série A do ano seguinte. O adversário da vez era o Criciúma. Mas nem precisou se desdobrar em campo para subir à elite do futebol brasileiro. Antes de enfrentar o Tigre, o Vovô já garantiu o acesso com a derrota do Oeste e o empate do Londrina. Com isso, os dois times que eram adversários diretos por uma das vagas na Série A, não alcançaram mais o Vovô. (Com informações do Globo Esporte).

Ceará; jogadores; torcida; Criciuma; Heriberto Hulse. (Foto: Caio Rocart/ TV Verdes Mares).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!