Editora veneta lança a “semana da arte degenerada” em resposta ao cancelamento de mostra LGBT


A mobilização de grupos de direita, principalmente do Movimento Brasil Livre (MBL), que culminou no cancelamento da “Museuqueer – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, no Santander Cultural, em Porto Alegre (RS), tem claro viés nazi-fascista. Assim como na Alemanha nazista de Hitler, que confiscou e destruiu obras de arte consideradas “degeneradas”, o grupo usou de todo o seu pseudo-moralismo cristão para dar pitacos na exposição e exigir o seu cancelamento. Os direitistas acusam a mostra de praticar “blasfêmia” contra símbolos religiosos e de pedofilia por conta de obras de arte sobre crianças LGBT.

Do Portal Fórum - “Não acreditamos que as obras de Queermuseu sejam um tipo de arte e muito menos que as crianças tenham acesso a esse tipo de coisa”, disse Paula Cassol, coordenadora do MBL do Rio Grande do Sul, como se crítica de arte fosse.

Mobilizações nas redes e nas ruas contra o cancelamento da exposição já estão em curso, mas outra iniciativa chamou atenção nesta segunda-feira (11). A editora Veneta, em uma resposta irônica ao protesto direitista e ao cancelamento da mostra, lançou a “semana da arte degenerada” – em referência à perseguição neonazista – e colocou todos os seus livros eróticos, pornôs e “escandalosos” a 50% de desconto.

Muita nudez! Muito sexo! Muita pouca vergonha!”, ironizou a editora em sua página do Facebook. Na promoção estão incluídas obras e artistas de renome como Milo Manara, Robert Crumb, Zumbis para Colorir, Sereia de Mongaguá, Afrodite Quadrinhos Eróticos e Sopa de Lágrimas.

Confira a lista completa dos livros na promoção da semana degenerada aqui.




Um comentário:

  1. Sobre exposições de nudez com crianças interagindo com homem nu no sudeste (SP): “ESPÍRITO do TEMPO da arte e a NUDEZ”.
    A questão não é a nudez.
    Todos gostamos da arte cujo tema é a nudez.
    Nós seres-humanos apreciamos milenarmente a arte de nudez clássica.
    Seja foto
    Pintura de Renoir
    Filme
    Desenho
    HQ de Milo Manara
    Arte grega
    Pintura clássica do Renascimento
    Performance
    Peça de teatro
    A esquerdalha — Kitsch, baranga, petista, psolista, cafona, de mau gosto, bregona, e jornalistas-supostos-moderninhos querem desviar de assunto e dizer, afirmar Q estamos contra a nudez: Não. Isso é para nos tachar e, também, tachar o brilhante e avançado MBL. O corpo nu é belo, como pôr-do-sol.
    1.
    O problema é a picaretagem. O engana-trouxa. O lixo de certa suposta pseudoarte contemporânea, qdo é de real mau gosto. Pornografia em vez de arte: consumo de lixo. E é disso que se trata quem se posicionou contra aqueles 2 lixaços: parte da exposição de P. Alegre & em bloco a do MAM.
    2.
    A outra questão é usar meu imposto para financiar picaretagem, embuste, vigarice mesmo com a normativa do MAM (mesmo sendo um espaço de AUTORIDADE artística e acadêmico).
    É como pichação: nunca foi arte. É puro engana-trouxa, diferente do graffiti.
    Gaudêncio Fidélis (curador) foi, naquele momento, um verdadeiro em embusteiro.
    Eis aí tempo de incertezas caóticas.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!